Programa Estratégico do Fracionamento do Plasma

A FAS-Portugal, esteve presente no dia 30 de novembro de 2017, na assinatura do protocolo de colaboração entre IPST/Hospitais, que têm colheita de sangue, num total de doze, de norte a sul do país. Esteve presente nesta cerimónia o Sr. Ministro da Saúde.

Este é um passo muito importante para o aproveitamento total do sangue doado pelos portugueses, respeitando assim o gesto de generosidade altruísta, anónima e gratuita que os dadores de Portugal fazem diariamente por este país.

Não é ainda o fim desta luta de mais de trinta anos, mas foi um passo muito importante no sentido de por fim ao desperdício do plasma doado pelos portugueses e criar economia de escala.

A FAS-Portugal, assume o compromisso, perante todos os Dirigentes, Dadores de Sangue e sobretudo por todos os Doentes deste país, que continuará a pautar-se com uma postura de rigor e exigência em relação às estruturas do IPST e do Ministério da Saúde que tutelam este processo.

O rigor e transparência destas estruturas, até à data, dão-nos a confiança de que estaremos no bom caminho. Mas continuaremos sempre atentos. Esta é a melhor forma de honrarmos a luta que travaram os que nos precederam.