Associação de Dadores de Sangue de Outeiro da Ranha

fundação:
fevereiro de 1978
Associação de Dadores de Sangue de Outeiro da Ranha
contactos

Estrada Nacional nº 1, 62
3105 - 408 Outeiro da Ranha Pombal

Tel. 23 694 71 36
adsoranha@gmail.com

resumo histórico

Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha

A Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha, tem na base da sua existência a vontade de ajudar a salvar vidas. Tudo começou no final do ano de 1978: Na sequência do tremor de terra de grande intensidade que acabava de atingir o arquipélago dos Açores e de um apelo de ajuda á população atingida, transmitido pela RTP, o nosso saudoso amigo Isidoro Ferreira Gomes, contatou alguns amigos e familiares com o intuito de formar um grupo para oferecer sangue aos feridos da tragédia.

Contatado o Hospital da Universidade de Coimbra, realizou-se no dia 15 de fevereiro de 1978 na Escola Primária do Outeiro da Ranha, uma pequena recolha de sangue na qual participou um numero significativo de pessoas, desejosas de dar um pouco de si, para ajudar a salvar vidas. Nascia assim, a Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha e, desde esta data, as recolhas de sangue passaram a ter caráter periódico.

No final desta primeira recolha, os participantes ofereceram o necessário para a realização de um lanche a todos os dadores realizando, desta forma, uma pequena festa convívio de agradecimento. Atualmente esta festa realiza-se duas vezes por ano.

Ao longo do tempo a ADDOR tem também participado em convívios com outras associações em atividades lúdicas com os seus associados e, no Natal, nunca deixa de ajudar as crianças com o donativo de roupas, brinquedos e outros bens.

Hoje, a associação dispõe de instalações adequadas á recolha de sangue, dando-se deste modo, continuidade a um projeto humanitário de elevado e reconhecido valor.

 

 

 

eventos e colheitas
Património Nacional
Assembleia Geral da FAS-Portugal - março 2009
mesa da assembleia geral
direção
  • Presidente - Maria Leonor Cardoso Ferreira Gomes
conselho fiscal