Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve


Rua Poeta António Aleixo, apartado 876
9501 - 918 Portimão
Tel. 282 41 72 95 / 96 501 74 65 / 96 636 81 23
adsba@sapo.pt
Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve
Criada a 11 de dezembro de 1989 a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, com sede na rua Poeta António Aleixo, esquina com a Avenida. 25 de abril, reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, nos termos do decreto-Lei nº 460/77, de 7 de novembro, conforme consta de despacho publicado no “Diário da Republica”, II série, nº 191 de 19 de agosto de 1996.
A ADSBA, surgiu como resposta pelos seus fundadores ao grave problema da falta de sangue nos hospitais e da vontade, que essa lacuna pudesse ser minimizada ou suprimida quanto possível com a criação da associação.
Ano após ano, com uma estrutura apostada no trabalho em equipa e em estreita colaboração com os profissionais de saúde, no hospital de Portimão e o CSTL – Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa, a ADSBA consegue dar o seu contributo para atenuar a falta de sangue na região e no país.
Nas brigadas que resultam da parceria com o CHUA – Centro Hospitalar Universitário do Algarve/Portimão e do IPST, IP/CRSL – Instituto Português de Sangue e da Transplantação/Centro de Sangue e da Transplantação de Lisboa. A ADSBA, trata da parte logística e promoção do evento junto dos parceiros privados. Dispomos ainda de oito macas que são utilizadas pelos serviços de sangue do Centro Hospitalar em colheitas e brigadas.
A ADSBA,tem à disposição dos dadores e potenciais dadores, transporte para os deslocar ao serviço de sangue da Unidade Hospitalar de Portimão, que funciona de 2ª a 6.ª feira, das 8h30 às 17h00 sem interrupção e no primeiro domingo de cada mês, das 9h00 às 12h30.
No ano de 2020, contamos com 44 brigadas distribuídas pela Região Algarvia.
Hoje continuamos a responder por um saudável movimento altruísta, controlado e harmonioso em prol de todos. “Altruísmo, solidariedade e consciência cívica”, é o lema desta associação.
A sua presença em estabelecimentos de ensino, demonstra a grande preocupação em querer cativar novos dadores para assegurar a regularidade na dádiva voluntária de sangue.
- Presidente - António Manuel F. Santos
- Vice-Presidente - Mário Américo F. B. de Freitas
- 1º Secretário - José Pedro da Silva Caçorino
- 2º Secretário - Astregildo Marreiros Regino
- Presidente - João E. Menau Reis
- Vice-Presidente - Alberto Danilo Z. A. Pimenta
- Secretário - Olga Maria M. M. Reis
- Tesoureiro - Mónica Graça
- Vogal - André A. J. Barata
- Vogal - Ricardo Jorge M. M. Reis
- Vogal - António José Viegas Cabrita
- Vogal - Leantino Maria
- Vogal Suplente - José Júlio de Jesus Ferreira
- Vogal Suplente - Filipe de Oliveira Pires Cabral
- Presidente - Ilídio Bernardo Martins
- Vice-Presidente - Nuno Alexandre Page Fidalgo
- Secretário - Bruno Miguel Trindade Batista