Associação Humanitária de Dadores de Sangue de Beja
Rua Pablo Neruda, 11 - r/c
7800 - 327 Beja
Tel. 28 438 92 44
dadoresdesanguebeja@gmail.com
Associação Humanitária de Dadores de Sangue de Beja
A génese da Associação deve ser procurada em 1949, ano em que foi fundado no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Beja o Serviço de Sangue, cujo director era o Dr. José Correia Maltez, a Enfª adstrita ao serviço era a Irmã Maria.
Ocasionalmente enquanto os dadores aguardavam no serviço o momento de fazer a sua dádiva iam-se trocando impressões sobre a necessidade de se criar uma estrutura que agrupasse no seu seio todos os dadores de sangue, pois só assim se poderia combater a crónica falta de sangue no hospital.
E foi com naturalidade que no dia 2 de Outubro de 1970 se reuniram na Pensão Rocha, quarenta dadores para discutir os moldes em que assentaria a associação que se pretendia criar e que teria como objectivo promover a dádiva de sangue verdadeiramente benévola, sem qualquer interesse, ao contrário do que acontecia noutras partes do país.
O passo decisivo que levaria à fundação do Clube de Dadores de Sangue de Beja, deu-se um ano depois, no 9 de Outubro de 1971, num jantar que reuniu na Pensão Rocha o governador civil substituto, o presidente da Câmara Municipal, o Dr.. Correia Maltez, director do Serviço de Sangue e várias dezenas de Dadores. As inscrições para o jantar foram feitas no Café Cortiço, propriedade do Sr. Caetano, que à época era já um dos maiores dadores de sangue de Beja. Este café na primeira metade da década de 70 foi, na prática, a sede da Associação, pois era ao Sr. Caetano Lança que os familiares recorriam diariamente para enviar dadores de sangue ao hospital.
A 25 de Outubro de 1971, os estatutos da associação, subscritos por vinte e nove dadores, seriam entregues para aprovação no Governo Civil de Beja, tendo sido aprovados em 18 de Fevereiro do ano seguinte.
Em Assembleia Geral presidida pelo Dr. Correia Maltez, em Março de 1972, foram eleitos para dirigir a associação, os dadores Dr. Rui Álvaro David Gomes, Francisco Lança Pereira Barbosa, Joaquim António Neves, António Alexandre Vargas, José Eduardo Rosa e Caetano José Montez Lança. Este último integrou a lista de todos os Corpos Sociais que dirigiram os destinos da associação.
A sua actual designação aconteceu a 25 de Março de 1974, pois nesta data o Governo Civil aprovou a mudança do seu nome para a atual, Associação Humanitárias dos Dadores de Sangue de Beja.
Património Nacional e Mundial
Dia Nacional e Internacional do Dador de Sangue - 1995
XIX Convívio Nacional e Internacionaçal dos Dadores de Sangue - 2002
Editou o livro "Ouro Vermelho e Filatelia" em novembro - 2011
IV Simpósio sobre a Dádiva de Sangue - 2015
Formação Dádiva de Sangue - junho 2016
- Presidente - Jorge Miguel Baião Pereira
- Vice-presidente - Pedro Alexandre S. Figueiredo
- Secretário - Maria Isabel E. Baião Vieira
- Presidente - Francisco Luís Antunes Reis
- Vice-presidente - José Pedro Saragoça
- 1ª Secretária - Maria João O. Cruz Lança
- 2º Secretário - Sónia Isabel R. Seara Barbosa
- Tesoureiro - Francisco Augusto Pardal
- 1º Vogal - Ricardo Jorge Santos Galamba
- 2º Vogal - Ricardo Jorge Araújo Freitas
- Suplente - Nelson Manuel banza Maralhas
- Presidente - Sandra Isabel B. Lopes Peixeiro
- 1º Vogal - Edgar Igor Ventura Santos
- 2º Vogal - José Vicente Mera
- Suplente - João Francisco Estrada Mestre
- Suplente - Bento Tecla Fava